Páginas

Artigos Recentes...

Derrubando Altares e Vivendo o novo. Ap 21.5


Todos querem mudar, mas mudar demanda vontade e disciplina antes que se torne agradável. Há sempre a agonia da escolha antes da promessa da mudança.” Larry Lea

Tempo de derribar altares

Os primeiros capítulos da Bíblia se referem à construção de vários altares. Noé ofereceu holocaustos (Gênesis 8:20). Abraão construiu um altar em Siquém (12:7), outro em Betel (12:8), e outro no Monte Moriá (22:9). Isaque construiu um altar em Berseba (26:25), e Jacó em Siquém (33:20) e Betel (35:7). Moisés construiu em Refidim (Êxodo 17:15) e um outro em Horebe (24:4). Em cada caso o altar foi construído para relembrar um evento em que Deus tinha ajudado o ofertante.

Altar – Mentalidade

Toda vez que um altar era levantado estava simbolizando um novo tempo, uma nova mentalidade.

Altar fala de :
  • Costumes
  • Tradições
  • Cultura
Quando um altar era derrubado e outro era construído, estava simbolizando a derrubada da antiga cultura e o tempo de uma nova cultura se estabelecer.

Rm 12.2-Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele. NTLH

Juízes 6.22 -Viu Gideão que era o Anjo do Senhor e disse: Ai de mim, Senhor Deus! Pois vi o Anjo do Senhor face a face. 23 - Porém o Senhor lhe disse: Paz seja contigo! Não temas! Não morrerás! 24 - Então, Gideão edificou ali um altar ao Senhor e lhe chamou de O Senhor É Paz. Ainda até ao dia de hoje está o altar em Ofra, que pertence aos abiezritas.

A mentalidade de Gideão foi mudada naquele momento.

25 Naquela mesma noite, lhe disse o Senhor: Toma um boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derriba o altar de Baal que é de teu pai, e corta o poste-ídolo que está junto ao altar. 26 Edifica ao Senhor, teu Deus, um altar no cimo deste baluarte, em camadas de pedra, e toma o segundo boi, e o oferecerás em holocausto com a lenha do poste-ídolo que vieres a cortar.

Foi preciso o Espírito de Deus levantar vozes como a de Samuel (I Sm.7:3-6) de Elias (I Rs.18:21-39) e a de Davi (1Sm 17 ) para trazer Israel de volta a sensatez e cumprir o seu papel entre as nações de demonstrar através de sinais e maravilhas que só Yahweh é Deus, e não há outro.

1Reis 18.30-Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; Elias restaurou o altar do Senhor, que estava em ruínas.

Geração de Saul X Geração de Samuel+Davi

Geração igual a de Saul é uma geração que não obedece a Deus completamente,obedece somente o que lhe agrada,com interesses próprios;

1 Sm 15.3 Vá, ataque os amalequitas e destrua completamente tudo o que eles têm. Não tenha dó nem piedade. Mate todos os homens e mulheres, crianças e bebês, gado e ovelhas, camelos e jumentos.
9 Saul e os seus soldados não mataram Agague; também não mataram as melhores ovelhas, os melhores touros, bezerros e carneiros e tudo o mais que era bom. Mas destruíram tudo o que era imprestável e sem valor.

Cuidados que temos que tomar hoje em nosso ministério:
  1. Qual é a nossa motivação?
  2. O que é a nossa motivação?
  3. Estamos querendo agradar a quem?
  4. Os homens ou Deus?
1Sm 15.30 - Então, disse Saul: Pequei; honra-me, porém, agora, diante dos anciãos do meu povo e diante de Israel; e volta comigo, para que adore o Senhor, teu Deus.

      5.  Estamos fazendo para quem?

A importância de entendermos o nosso papel como LÍDER:

17 E Samuel continuou:
– Você pode pensar que é uma pessoa sem importância, mas é o líder das tribos de Israel. O Senhor Deus o ungiu como rei do povo de Israel
18 e mandou que você fosse e destruísse os amalequitas, essa gente má. E disse para você lutar até acabar com eles.
19 Então por que é que você não obedeceu? Por que é que você teve pressa de ficar com as coisas do inimigo, fazendo assim uma coisa que para Deus é errada?

A maioria dos pastores bem sucedidos é, antes de tudo, líderes eficazes. Em todas as situações de insucesso, o motivo é a falta de liderança.

“É extremamente fácil fazer o que é complicado, mas é extremamente complicado fazer o que é fácil.” Baroni Ex-Presidente da TAM

Geração igual a de Samuel,é uma geração que denuncia o erro,que não compactua com hipocrisia.Aliada a geração igual a de Davi,que coloca Deus em primeiro lugar em suas vidas mesmo que isto lhe custe a própria vida (sonhos,realizações,etc...)

Pr. Alexandre Grego – IPG-Sede

 
 
Envie seu artigo e estaremos disponibilizando neste espaço!!!!

Envie para: pralexandregrego@hotmail.com