Páginas

Céu..o que é?


Geográfico ou metafísico, o que é céu?

O que é céu?

Habitação de Deus, Firmamento, Céu natural e visível, Terceiro céu...e o céu pode ser mais que um lugar, pode ser um estado de espírito.

O céu é real. Na era da fantasia, dos efeitos especiais, do misticismo e da apatia espiritual, é fácil interpretar o céu de maneira errada. Mas a Bíblia é bem clara quanto à existência e ao propósito do céu. 

Certa vez uma senhora que não acreditava na existência do Céu e nem do inferno perguntou a um pastor: “ -Qual o caminho para o inferno?” O pastor respondeu: “ - Eu não sei. Mas lhe garanto que, se a senhora continuar seguindo o seu próprio caminho facilmente chegará lá”.

“No principio criou Deus os céus e a Terra" (Gen1.1)
No texto original, a palavra hebraica para céus é "shamayim" a terminação "im" indica uma pluralidade.

1º Céu O primeiro céu é o (Auronos) trata-se do céu inferior ou céu atmosférico, lugar tal onde ocorrem os fenômenos como chuva, relâmpago, trovões, etc. Região que envolve a terra com ar, nuvens e vapor, pelo qual os aviões cruzam os continentes. 
Gn 8.2-As fontes do grande mar e as janelas do céu se fecharam. Parou de chover...
2Cr 7.13-Se eu cerrar os céus de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo;

2º CéuO segundo céu é o (Mesorânios) tratando-se agora do céu intermediário ou astronômico, onde se encontram os planetas, as estrelas, os satélites e todos os demais corpos celestes juntamente com as insondáveis galáxias criadas pelo Todo-Poderoso. Onde são travadas guerras espirituais.
 Ef 6.12-porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
 Dn 10.13-Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.

3º Céu -  O terceiro céu (Eporânios) o céu superior ou Paraíso, Éden celeste ou à luz de (2Cr6:18) "Céu dos céus" onde O apóstolo Paulo foi arrebatado e ouviu palavras inefáveis que ao homem não é licito falar (IICo12.1-3).O Trono de Deus.
 Is 66.1-Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis vós? E qual é o lugar do meu repouso?
Mt 5.34-Eu, porém, vos digo: de modo algum jureis; nem pelo céu, por ser o trono de Deus;
2Co 12.1-4-Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões e revelações do Senhor. 2 Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) 3 e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) 4 foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.
Ø  

    Morada eterna do cristão.

 Jo 14.1-3- Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. 3 E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.
2Tm 4.18- O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Ø     Todos irão para o céu? Não!

2Co 5.1-2- Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus. 2 E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial;

Ø      Algumas atitudes que excluem o homem do Reino de Deus

Gl 5.19-21-Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.

O pastor e escritor Dr. Steven J. Lawson escreveu sobre o céu:
Não se enganem, o céu é um lugar real. Não é um estado de consciência. Nem uma invenção da imaginação humana. Nem um conceito filosófico. Nem abstração religiosa. Nem um sonho emocionante. Nem as fábulas medievais de um cientista do passado. Nem a superstição desgastada de um teólogo liberal. É um lugar real. Um local muito mais real do que onde você está agora... É um lugar real onde Deus vive. É o lugar real de onde Deus veio para este mundo. E é um lugar real para onde Cristo voltou na Sua ascensão – com toda a certeza![1]
A Bíblia não nos diz tudo o que gostaríamos de saber sobre o céu, mas nos dá vislumbres do futuro para nos encorajar no presente.

Pr.Alexandre Grego

Nenhum comentário: